Projeto no Pq. Da Juventude, recebe 30 garotas do Conjunto Habitacional “Cingapura Zacki Narchi”, e apresenta um ótimo caminho para educação  inclusão social.

 

 

O projeto “Escolinha de Futsal” começou a funcionar no Parque da Juventude em janeiro de 2010, e em pouco mais de 3 meses conseguiu mudar a rotina das meninas da região. Próximo ao “Cingapura Zacki Narchi”, as quadras do Parque se tornaram o ponto de encontro dessas meninas  antes e após as das aulas.

“Essas meninas ficavam pelas ruas, sem ter o que fazer, bem perto da linha que as separava da marginalidade. Hoje elas são alunas do projeto e segundo os próprios professores, psicólogos e assistentes sociais, essas meninas mudaram muito o comportamento”. Conta o professor Moretti, que trabalha o futsal com as garotas.

Moretti  faz questão de ressaltar como os princípios do esporte ajudaram essas garotas. “Aqui fiz questão de fazer que se sentissem como todas as outras. Tiveram que se adequar as regras, nada de palavrões e brigas, respeito e silêncio quando os funcionários estiverem falando com elas. Hoje fico feliz em ouvir as professoras nos falando que elas mudaram muito”. Completa o professor.

O gosto das meninas pelo futsal é empolgante. “É difícil exigir parte técnica dessas garotas, a princípio o trabalho é apenas social. Muitas delas chegam para treinar com fome, descalças, com uma camiseta rasgada, roupas inadequadas para a prática esportiva, mas o segundo passo é começar a avaliar o talento dessas meninas.” Afirma o professor Moretti.

As aulas são distribuídas no período da manhã, entre 08:00 e 11:00, e tarde  das 13:30 ás 16:30. E as matriculas para garotas entre 07 e 17 anos estão abertas. Tudo é gratuito.

Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2630, no horário das aulas e retirar o formulário para matricula. Mais informações: 2251.2706.

O projeto “Escola de Futsal Feminino” é uma iniciativa da Liga Paulista de Futsal Feminino, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT) e o Parque da Juventude.

Informações Imprensa: 3589.6303/6765.6728