Mundial de Karatê será em São Paulo

De  8  a 11 de Julho o Ginásio do Ibirapuera será palco do Campeonato Mundial de Karatê. Mais de mil atletas de 50 países disputarão o título de melhor do mundo.

 

 O mês de Julho não será especial apenas pela Copa do Mundo de Futebol, durante 3 dias São Paulo será a capital mundial do Karatê, afinal o Ginásio do Ibirapuera, casa do esporte paulista, receberá o Campeonato Mundial de Karatê. Cerca de 1.200 atletas de 50 nações diferentes estarão na “terra da garoa” em busca do título de melhor karateca do mundo.

A organização do Campeonato reflete a grandeza do evento, além dos 1.200 competidores, serão cerca de 300 profissionais técnicos e preparadores físicos, 150 árbitros, 50 federações dos 5 continentes, 20 instrutores, 4 médicos, 4 enfermeiros, e uma estrutura de alojamento que conta com  3 hotéis, e um sistema de transporte com 11 ônibus e 3 vans que farão o deslocamento dos atletas e comissão técnica.

O Campeonato Mundial de Karatê apresentará dois estilos que completam o gosto popular. Para quem gosta de ação, lutas mano a mano entre os melhores atletas do mundo no estilo conhecido como Kumitê, e para quem prefere uma apresentação no melhor estilo oriental o Kata, os atletas apresentam todos os movimentos de luta, sem adversário, como uma dança coreografada, avaliado por juízes que atribuem pontuações às performances.

Será a primeira vez que o Brasil receberá um campeonato mundial da modalidade, e muito se deve exatamente ao fato do presidente da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos, CBKI, Sr. Oswaldo Messias, também ser um dos poucos brasileiros a comandar uma entidade esportiva mundial, WUKF, World Union Of Karate-do Federations.

“Estar à frente de uma entidade mundial é um orgulho para qualquer um, e para mim um amante do Karatê é honroso comandar uma entidade como a WUKF, isso possibilita trazer para o Brasil eventos que serão marcos na história. São Paulo estará recebendo os melhores atletas do planeta, com isto nosso Karatê estará evoluindo muito neste intercâmbio técnico, cultural e de amizade.” Afirma Oswaldo Messias, Presidente da CBKI e da WUKF.

 

O Campeonato Mundial é organizado pela Word Union of Karate-Do Federations e Confederação Brasileira de Karatê Interestilos  em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo e São Paulo Convention & Visitors Bureau.